Ministério da Cultura, Britânia e Philco apresentam:

Notícias

22/08/18

O piano vai à escola - Ação social do I Pianíssimo sensibiliza estudantes para a música do instrumento

Durante cinco dias, de 27 a 31 de agosto, crianças de cinco escolas municipais vão ser apresentadas à riqueza musical do piano. A ação social faz parte do escopo do I Pianíssimo – Todos os Pianos do Mundo, programado para o final de setembro, e que pretende transformar Joinville na cidade do instrumento.

As instituições contempladas pela ação serão as escolas Anita Garibaldi, Hans Müller, José Navarro Lins, Paul Harris e Pedro Ivo Campos. Segundo Patrícia Macedo, responsável pelo projeto e coordenadora técnica do I Pianíssimo, o objetivo é ampliar o universo cultural dos estudantes, apresentando as possibilidades sonoras e musicais em torno do piano. “Queremos estimular a percepção auditiva das crianças e abrir horizontes musicais e culturais”, sublinha a professora.

Cada exibição será embasada em um material audiovisual idealizado para a ação, com distribuição de cartilhas interativas que contam a história do piano, mostram composições para piano e outros instrumentos, além de vários pianos tocando ao mesmo tempo, passeando por diferentes estilos musicais. As crianças também poderão acompanhar uma partitura musical ao piano, observando e seguindo, auditiva e visualmente, como o pianista executa uma peça. Para completar, a cartilha traz curiosidades e “links” dos vídeos exibidos, para que o estudante possa acessar em casa, com a família.

Uma segunda iniciativa ocorrerá na semana do Pianíssimo – que vai de 19 a 23 de setembro. É o “Piano na Escola”, caminhão-palco com piano acústico que visitará a Escola de Educação Básica Gustavo Augusto Gonzaga, recebendo alunos também de instituições próximas para uma apresentação ao vivo.

Voltar
Patrocínio Master
Patrocínio
Apoio Cultural
Apoio
Apoio Institucional
Apoio em Serviços
Produção e Realização
Planejamento Cultural


Copyright © 2018 • Pianíssimo - Todos os Pianos do Mundo • Direitos Reservados