Ministério da Cultura, Britânia e Philco apresentam:

Notícias

30/08/18

Músicos do Paraná estão entre os destaques do I Pianíssimo de Joinville

O jovem curitibano Estefan Iatcekiw e o paulista Davi Sartori, radicado na capital paranaense há 18 anos, figuram na programação do I Pianíssimo de Joinville – Todos os Pianos do Mundo, evento que toma forma de 19 a 23 de setembro com o propósito de se tornar referência nacional. Por cinco dias, a terra do Festival de Dança, também conhecida como Cidade das Flores e das Bicicletas, abre espaço para a cultura pianística. Dezenove pianistas – sete estrangeiros – se apresentam em diferentes locais, do Teatro Juarez Machado à Galeria 33, passando por praças, escolas e shopping-centers, com espetáculos gratuitos. Apenas para a programação no teatro é necessário ingresso – o segundo lote será liberado, também de graça, a partir deste sábado, dia 1º, pelo site www.pianissimodejoinville.com.br.

Premiado com o 1º lugar no 4º International Rachmaninov Piano Competition for Young Pianist, na Alemanha, o prodígio Estefan Iatcekiw, de apenas 14 anos, toca no dia 20 de setembro, às 19h, na Sala Agripina, situada na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil (Avenida José Vieira, 315, bairro América). O programa de seu concerto passeia por peças de compositores clássicos: Carnaval de Viena, Op 26 (Schumann), Widmung (Schumann/Lizst), Venezia e Napoli no 3, Tarantella (Lizst), Pavane pour une Infante Defunte e Jeux d´eau (Ravel), Chopin (Scherzo no 1) e Prokofiev (Sonata no 3). Também estará no dia 22, a partir das 10h30, na Casa da Cultura de Joinville (Rua Dona Francisca, 800, Saguaçu).

Estefan Iniciou seus estudos de piano aos 5 anos. Aos 9, fez seu primeiro recital solo, vencendo desde então vários concursos nacionais, dentre eles o Concurso Professora Edna Bassetti Habbith, o prêmio de melhor intérprete de música brasileira de Villa-Lobos, o concurso nacional Souza Lima (hors-concours) e o Concurso Prelúdio 2017 da TV Cultura. Participou, por três anos seguidos, da Oficina de Música de Curitiba, recebendo orientação de professores renomados, como Olga Kiun e Michal Karol Szymanowski. O pianista atuou como solista, entre outras, na orquestra de cordas da 32º Oficina de Música de Curitiba, sob a regência de Reginaldo Nascimento, e na Orquestra Prelúdio, com o maestro Júlio Medaglia.

Já Davi Sartori se apresenta em duo com o violinista Gabriel Vieira, dia 21, às 19h, no palco do Joinville Garten Shopping (Avenida Rolf Wiest, 333, Bom Retiro). Pianista, arranjador e compositor, Sartori transita por áreas e gêneros musicais diversificados. Nascido em Terra Roxa (SP), também estudou com a pianista russa Olga Kiun, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Estreou sua obra camerística intitulada “Miniaturas do Imaginário Infantil” na Capela Santa Maria e teve composições premiadas no “Cascavel Jazz Festival”, em 2004. Sartori atuou como solistas e tem, em sua discografia, cerca de 40 CDs e 20 DVDs gravados, incluindo participações, arranjos e produções. 

Sobre o Pianíssimo

Na abertura (19), os pianistas Cristian Budu e Bianca Gismonti estarão no Teatro Juarez Machado, em dois espetáculos seguidos. Já na noite de encerramento (23), será a vez de conferir a ucraniana Valentina Lisitsa, fenômeno da música clássica na internet que já obteve mais de 170 milhões de visualizações em vídeos postados no Youtube. Outro ponto alto da programação são os chamados palcos livres. Nos dias 21 e 22, a Praça da Bandeira, no Centro de Joinville, receberá o Piano na Praça. Dia 23, a partir das 11h, músicos que se inscreverem até 5 de setembro pelo site (www.pianissimodejoinville.com.br) e forem selecionados pela organização, se apresentam no palco livre Vany Knoll, na Casa do Capitão (Rua Saguaçu, 212).

A seleção dos candidatos para o palco aberto está a cargo de Miguel Proença, um dos mais consagrados pianistas brasileiros, que se dedicou a resgatar a história da música erudita no país, estudando e gravando os principais compositores nacionais. Ao lado de Proença, na batuta do evento, estão o experiente produtor musical Carlos Branco, de Porto Alegre, e a joinvilense Albertina Tuma, criadora do Festival de Dança. Na esteira de um dos principais objetivos do Pianíssimo, que é promover a formação e o aperfeiçoamento dos músicos, Proença ministra uma master class (aula dada por um especialista) para professores e alunos avançados no dia 21 de setembro, às 10h, no Teatro Juarez Machado.

As inscrições estão abertas. Para participar, acesse o site e faça o cadastro, conforme o regulamento. O próprio Miguel Proença vai selecionar os alunos que integrarão a master class e, mesmo que o inscrito não seja selecionado, poderá participar como ouvinte.

Confira a programação completa: http://pianissimodejoinville.com.br/programacao


Voltar
Patrocínio Master
Patrocínio
Apoio Cultural
Apoio
Apoio Institucional
Apoio em Serviços
Produção e Realização
Planejamento Cultural


Copyright © 2018 • Pianíssimo - Todos os Pianos do Mundo • Direitos Reservados